He-Man da Editora Abril!!!!

     Em janeiro de 1986 chegava às bancas de todo o Brasil a revista He-Man, em formatinho, com 68 páginas coloridas. Essa revista teve várias fases, com publicação de material estrangeiro, oriundo da França, dos Estados Unidos e da Inglaterra e material inédito produzido por artistas brasileiros.

    A editora abril teve um estúdio próprio de quadrinhos, o qual produzia material original desde os anos 1960, para franquias como: Disney, Hanna-Barbera, Speed Racer, Lulu e Bolinha, Bravestarr, She-ra, dentre outros personagens.

    Em seu primeiro ano, a revista He-Man publicou material francês que tinha "a pretensão" de adaptar as histórias do desenho da TV, mas sem muita fidelidade ao roteiro e com desenhos de qualidade duvidosa. Apesar disso, a revista foi campeã de vendas (segundo o livro o Império dos Gibis,  vendia mais de 100 mil cópias mensais). Mas a editora Abril ouviu os seus leitores, que pediam mais qualidade no material publicado e prometia novidades para breve.

fonte: www.guiadosquadrinhos.com

    No número 13 ela veio, houve um ganho espetacular de qualidade, apesar da redução do número de páginas para 48, pois a revista passou a publicar as histórias da Marvel/Star Comics. A partir do número 15 começaram a publicar o material brasileiro, feito por lendas das HQs como: Rodolfo Zalla, Watson Portela, Gedeone Malagola, Rodval Mathias, Luiz Aguiar, dentre outros grandes talentos.

                      fonte: www.guiadosquadrinhos.com

    O material da Marvel/Star Comics, bem como o material Inglês foram detalhados em outras postagens deste blog, portanto vamos abordar mais o material brasileiro. Foram publicadas cerca de 509 páginas de quadrinhos brasileiros de MOTU, que depois de sua estréia no #15, marcou presença em quase todos os números, exceto no #22, 25, 26 e 27. Foram 14 edições com pelo menos uma história brazuca.



   A produção brasileira de MOTU é bem reconhecida na comunidade internacional de fãs, tanto que vários personagens criados na série são citados no livro da editora Dark Horse: "HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE: A CHARACTER GUIDE AND WORLD COMPENDIUM HC".   Inclusive o livro menciona a origem "brasileira" do Gorpo, diferente da série de TV e de outros cânones, a história em que o He-Man morreu (por Aguiar, Kussumoto e Bonini); o livro traz reproduções de alguns desenhos, referenciando essas histórias e alguns personagens.

                                                                    Arte: Kussumoto (quando o He-Man morre...)


    A revista durou 32 edições com mais dois especiais de republicações e marcou época. A Abril só ficou devendo a quadrinização do filme (chegou a prometer na sessão de cartas respondendo a um leitor), também o final da série Star Comics e o famoso encontro com o Superman da DC. Se tivessem publicado, teria sido um sucesso estrondoso. 

                                                                Arte: Rodolfo Zalla

    Não consegui descobrir se houve algum material brasileiro produzido e não publicado. 

    O meu artista preferido era o Watson Portela. Olhando para o material hoje, vejo que todos os artistas eram excelentes!

Qual o seu preferido? Deixe o seu comentário!

Arte: Rodval Mathias

Arte: Watson Portela



Comentários

  1. Quando criança ganhei as primeiras edições que se perderam no tempo.. Nos últimos anos me concentrei em comprar tudo que achava pra fechar a coleção.. Acabei fechando duas coleções em excelente estado. Agora faltam alguns minicomics da Estrela..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns minicomics bem difíceis de conseguir. Alguns eu nunca nem vi as capas. Da editora abril eu tenho todos também. Boa ideia fazer uma matéria sobre os minicomics da estrela. Obrigado por comentar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Masters of the Universe e il Team dell'Avventura

Saiu hoje! He-Man and the Masters of the Universe #1: The Sword of Flaws Part 1

Mais quadrinhos MOTU chegando em julho pela Dark Horse: Andra, desenhada pela prata da casa Adriana Melo!