Historietas de He-Man, pelos Hermanos!!

     Nossos vizinhos Argentinos também publicaram quadrinhos do He-Man, nos anos 1980. A primeira fase da revista republicou os quadrinhos franceses, com novas capas produzidas na Argentina, para agradar o gosto local, segundo reportagem do blog "comiqueando.ar".
    Na sequência, reproduzimos parte da reportagem do referido site, em tradução livre, com adaptações para o português:

    "Essa mesma publicação foi a única a chegar à Argentina graças à gestão da editora de vídeo Ledafilms, que detinha os direitos sobre os personagens, e que já havia se aventurado com sucesso no mercado local com produtos de fabricação semelhante, como asRobotech da Comico e Mazinger Z."


            Fonte: www.guiadosquadrinhos.com

    "Pablo Dittborn, chefe da seção editorial da Ledafilms, contratou o cartunista local Ricardo Violini para redesenhar as capas, que em sua opinião não atendiam aos gostos locais. A edição argentina mudou seu nome para "He-Man" e foi publicada semanalmente entre outubro de 1985 e junho de 1986, quando parou de ser vendida por uma questão de custo. Um bom exemplo disso é que a revista começou a ser vendida com brindes no meio da primavera austral, como um conjunto de Castelo Grayskull para montar ou flâmulas, mas depois de algumas edições esses brindes deixaram de ser oferecidos, embora os anúncios das figuras da Top Toys ou os vários produtos que foram fabricados no país sobre esses personagens. De acordo com o livro Los Amos de los 80 (Universo Retrô) de Sebastián Rizzo, He-Man vendeu cerca de 50 mil cópias para cada edição."

                Fonte: www.guiadosquadrinhos.com


    "Neste livro pode-se verificar que nos números 1 a 24, as histórias são adaptações literais dos episódios da série que às vezes se estendiam por mais de uma edição, mas de 25 a 32 os artistas fizeram material original baseado nos roteiros do desenho animado. Esses quadrinhos, junto com os minicomics, foram os únicos materiais distribuídos na Argentina de MOTU, então sua importância para os fãs locais é muito grande, a ponto de as cópias terem preços muito altos em sites de vendas online, apesar de serem um material de qualidade mediana."

                        Fonte: www.guiadosquadrinhos.com

        Essas edições são raríssimas de aparecer em terras Brazucas. Tenho muita curiosidade em ver as adaptações inéditas feitas pelos Hermanos (números 25 a 32). Se alguém souber onde se encontra esses quadrinhos para consulta (online ou físico), comenta aqui por favor.






Comentários

  1. Parabéns pelo texto sobre as edições feitas na Argentina. Hoje em dia o pessoal que curtiu o personagem nos anos 80 já tá chegando aos 50 anos e somente colecionadores estão conseguindo reviver esses quadrinhos e suas curiosidades. Certo tempo atrás fiz algumas pesquisas sobre essa coleção. Vou deixar o link disponível para complementar seu trabalho e servir de pesquisa para outros.

    Link: https://telegra.ph/HE-MAN-EM-QUADRINHOS-LEDAFILMS-02-08

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Vou ver o link. Gostaria muito de conseguir baixar as edições, principalmente das histórias produzidas na Argentina.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Masters of the Universe e il Team dell'Avventura

Saiu hoje! He-Man and the Masters of the Universe #1: The Sword of Flaws Part 1

Mais quadrinhos MOTU chegando em julho pela Dark Horse: Andra, desenhada pela prata da casa Adriana Melo!