Com a expectativa do lançamento do novo filme do He-Man, prometida para 2026 pela Amazon Studios, achei interessante trazer algumas curiosidades sobre o filme de 1987, de como ele foi um tanto interligado com o mundos dos quadrinhos...
A primeira curiosidade é que, um dos designers do visual do He-Man no filme, foi o renomado autor francês Jean Giraud, mais conhecido como Moebius. Segundo relatos da época, o diretor Goddard queria que o designer do filme fosse Jack Kirby, mas a Mattel não aceitou.
He-Man por Moebius
De acordo com diversas fontes, o escritor e artista de histórias em quadrinhos John Byrne comparou o filme com a série de histórias em quadrinhos Quarto Mundo, de Jack Kirby, afirmando no Comic Shop News #497:
"O melhor filme dos Novos Deuses, na minha humilde opinião, é Masters Of the Universe . Eu até me correspondi com o diretor, que me disse que essa era sua intenção, e que ele tentou fazer com que [Jack] Kirby fizesse os designs de produção, mas o estúdio rejeitou. Dê uma olhada. (...)"
He-Man por Jack Kirby? Não! Orion de Novos Deuses.
"O diretor Gary Goddard esclareceu isso em uma carta que apareceu em Next Men #26, de John Byrne, na qual ele declarou:
Como diretor de Masters of The Universe, foi um prazer ver que alguém entendeu. Sua comparação do filme com os Novos Deuses de Kirby não foi muito longe. Na verdade, o enredo foi muito inspirado nos épicos clássicos do Quarteto Fantástico / Doutor Destino , Os Novos Deuses e um pouco de Thor jogado aqui e ali. Eu pretendia que o filme fosse uma "história em quadrinhos cinematográfica", embora fosse uma proposta difícil de vender para o estúdio na época. "Quadrinhos são só para crianças", eles pensaram. Eles não me permitiriam contratar Jack Kirby, que eu queria desesperadamente para ser o artista conceitual do filme... Eu cresci com os quadrinhos de Kirby (ainda tenho todos os meus quadrinhos da primeira edição do Quarteto Fantástico e do Homem-Aranha até a época em que Kirby saiu) e tive um grande prazer em conhecê-lo quando ele se mudou para a Califórnia. Desde então, eu apreciei a amizade de Jack e Roz e tive a sorte de passar muitas horas com Jack, ouvindo como ele criou esse personagem e aquele, por que um vilão tem que ser ainda mais poderoso do que um herói, e assim por diante. Jack era um ótimo comunicador, e ouvi-lo sempre foi um aprendizado. Você pode se interessar em saber que tentei dedicar Masters of Universe a Jack Kirby nos créditos finais, mas o estúdio tirou o crédito."
"Entretanto, Brian Cronin, autor da coluna "Comic Book Urban Legends Revealed", conclui que "o filme em si não foi concebido para ser literalmente um Quarto Mundo retrabalhado, embora a intenção FOSSE fazer do filme uma homenagem a Jack Kirby - apenas uma homenagem a TODA a sua obra, não apenas ao Quarto Mundo".
E anos depois a DC comics juntou o Quarto Mundo com MOTU: foi na minissérie Injustive Vs Masters ot The Universe, publicada no Brasil pela Panini.
#5 Darkseid vai a Grayskull em busca da equação anti-vida
Vovó Bondade se une aos comparsas de Esqueleto
Mais uma curiosidade é que, um cartaz promocional do filme foi pintado por Earl Norem, renomado capista de Conan na Marvel.
Ilustração por Earl Norem
Outra curiosidade é que a versão em quadrinhos do filme, publicada em 1987, NÃO trouxe o visual do cinema, inclusive essa versão tem algumas diferenças em relação ao filme, por ter sido baseada em uma versão preliminar do roteiro.
capa por Mike Zeck
Entretanto, a versão do filme quase estreou nos quadrinhos naquele ano. Para o número 13 da revista, a Marvel iria utilizar a essa versão, mas a revista foi cancelada no número 12.
arte interna de MOTU #13 ou 14. Não publicada.
A estreia oficial de He-Man do cinema nos quadrinhos se deu somente em 2019, na DC Comics, na séria Masters of the Multiverse, publicada no Brasil pela Panini em 2021.
primeira aparição no #1
primeira aparição em capa
E a curiosidade final é que, hoje, quase 40 anos após o lançamento do filme, ainda estão sendo lançadas figuras dos personagens:
He-Man
Esqueleto
Maligna
Homem-Fera
Blade
Espero que o artigo tenha trazido alguma novidade para você, leitor. Para o bem ou para o mal o filme ainda hoje é lembrado por muitos fãs da franquia. Eu me recordo que na época não gostei muito porque queria que tudo fosse igual ao desenho da Filmation. Mas hoje em dia eu gosto.
Fontes: wikipedia, ovicio, cereal geek (youtube), rihappy, amazon
Comentários
Postar um comentário