Os Quadrinhos Alemães de MOTU

     Vários países publicaram quadrinhos de MOTU, no auge da HE-MANIA dos anos 1980: Argentina, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Portugal, Itália, Inglaterra, Suécia, Finlândia, Turquia... Mas, que produziram quadrinhos "inéditos" foram: os Estados Unidos, a Inglaterra, o Brasil, a Itália e a Alemanha. 

    Provavelmente, os quadrinhos mais conhecidos e mais publicados mundo afora foram os produzidos nos Estados Unidos. Porém, vamos trazer um breve panorama sobre os quadrinhos produzidos na Alemanha. 

    A primeira fase, foi publicada pela Interpart Verlag, entre 1984 e 1986, em edições bimestrais, totalizando 10 números. Os autores responsáveis pelas histórias foi o escritor de ficção ciêntífica Wilfried A. Hary, com a arte de Michael Gotze. Segundo um texto publicado na Antologia de 2019, o autor não tinha muito conhecimento sobre a franquia, dependendo muito de sua imaginação e criatividade para criar as histórias, o que acabou resultando em alguns desvios e inconsistências. Apesar disso, essa primeira série é ainda hoje muito celebrada entre os fãs de MOTU da Alemanha. A arte de Michael Gotze homenageia bastante Jack Kirby. Os três primeiros números dessa primeira série chegaram a ser publicados em Portugal. Essa fase foi distribuída no Brasil, mas é difícil de encontrá-las atualmente. 

    Toda essa primeira fase foi republicada na Alemanha em 2019, pela Retrofabrik, em uma edição totalmente restaurada, em capa dura, formato grande, totalizando mais de 590 páginas. Muitos extras e pinups. Disponível apenas no idioma Alemão.

Antologia Alemã de 2019 e imagens internas do livro:







Edição Portuguesa

    A segunda fase foi publicada entre 1987 e 1989, totalizando 21 edições, pela editora Ehapa, com argumentos de Michael Mann e desenhos do espanhol Joan Escandel e diversas capas feitas por Esteban Maroto. Essa fase mais longa foi mais fiel ao estilo Filmation e desfilou pelas suas páginas diversos personagens que não apareceram na série anterior. Particularmente, eu acho a arte dessa segunda série mais bonita que a primeira, as cores, as artes das capas, as artes internas, todas pintadas. Também foi objeto de uma Antologia, dessa vez em 7 volumes, pela mesma editora Retrofabrik, finalizada recentemente. Mas, pelos depoimentos que constam na Antologia, dá a impressão que o público daquele país tem mais apreço pela primeira leva de publicações da outra editora. Pelo meu desconhecimento do idioma Alemão, tentei ler os volumes pelo google tradutor, mas fica uma leitura cansativa. Ao pesquisar o material publicado na Inglaterra, descobri que a segunda leva da produção Alemã foi publicada por lá. Ainda não verifiquei se foi tudo traduzido para o inglês. Idioma bem mais acessível.

Capa do volume 1 da Antologia e imagens internas do livro:





Qual fase você prefere?



Comentários

  1. A Segunda Fase parece ser ligeiramente melhor porém seria legal ter acesso a 1a em inglês para analisar o enredo das histórias. Muito bom ter acesso a este conteudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho a segunda fase mais bonita, esteticamente. Quem sabe um dia saia por aqui...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Masters of the Universe e il Team dell'Avventura

Saiu hoje! He-Man and the Masters of the Universe #1: The Sword of Flaws Part 1

Mais quadrinhos MOTU chegando em julho pela Dark Horse: Andra, desenhada pela prata da casa Adriana Melo!